Falhas femininas no mercado de trabalho





Uma pesquisa, intitulada A mulher e o Mercado de Trabalho e idealizada pela Catho Consultoria em RH, apontou que as piores falhas profissionais atribuídas às mulheres são insegurança e hipersensibilidade a situações e pessoas. O estudo foi realizado com mais de 100 mil executivos de São Paulo.

Para 49,92% dos entrevistados, o ponto positivo das mulheres está na melhor capacidade de comunicação. A pesquisa revelou que elas não costumam usar vícios de linguagem e conseguem manter as pessoas mais sintonizadas enquanto falam. Outra característica avaliada foi valorizar mais os subordinados quando em posições de chefia, apontada por 31,11% como sendo a principal característica do estilo de liderança das mulheres.

Segundo Norberto Chadad, coordenador da pesquisa, a análise da posição da mulher no mercado de trabalho é completa:

– É uma grande satisfação poder compartilhar estes resultados e mostrar que o dito "sexo frágil" há muito deixou de ser apenas a sombra de seu par masculino, mas que hoje ocupa posições, recebe promoções e compete de igual para igual – afirma.

O consultor organizacional Ricardo Piovan, autor do livro Resiliência - como superar pressões e adversidades no trabalho, afirma que algumas características femininas contribuem intensamente na aplicação da resiliência no ambiente corporativo:

– Uma delas é a flexibilidade. As mulheres são muito mais flexíveis que os homens, elas se moldam perante as pressões e adversidades, possibilitando uma outra visão para superar os problemas do trabalho. Neste momento, aparece outra habilidade inerente da mulher que é a criatividade. Uma vez permitido ser flexível, posso criar formas que não foram pensadas para resolução de problemas, conflitos ou pressões, isto é, formas inovadoras para superar qualquer obstáculo – ilustra.


Ricardo Piovan dá, ainda, uma sugestão para mulheres que estejam encontrando dificuldades em controlar a sensibilidade no local de trabalho:


– Vistam suas máscaras temporariamente. Quando estiver com raiva do chefe por algo que ele fez, se acessar este estado pode ter problemas de relacionamento - e a corda pode estourar para o mais fraco. Então vista uma máscara temporária demonstrando que está dominando a situação e não perdendo o controle. Mas cuidado, ficar neste estado de máscara o tempo todo traz sofrimento, pois você não está sendo você, portanto, após o término da crise seja autêntica com o seu chefe, aplicando-lhe um feedback falando tudo que você sentiu quando ele teve aquele comportamento. Note que, fora da crise é muito mais fácil ser compreendida por este chefe despreparado – ensina.

(O Globo)

Postagens mais visitadas deste blog

Narcisismo - Alguns sintomas

Transtorno da conduta e comportamento anti-social

CINEMA ALEMÃO E A PSICANÁLISE