Vamos falar daquilo que GOSTAMOS ou não GOSTAMOS de ver no ESPELHO!


Projeções psicológicas


Quero falar sobre a projeção. Um mecanismo de defesa do sistema psicológico, que, enquanto não compreendido, nos impede de termos um profundo conhecimento de nós mesmos.
O que é a projeção?
A projeção é uma teoria criada por Freud e definida como um mecanismo de defesa psicológico, onde projetamos nossas emoções, pensamentos, sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Quando temos um pensamento "condenável", digamos assim, e não somos capazes de admiti-lo conscientemente, então, inconscientemente jogamos esses pensamentos sobre o outro e os responsabilizamos. Por exemplo, eu tomo partido de uma discussão, mas eu digo que foi a outra pessoa que tomei então eu digo esbravejo ridiculamente alguém, por alguma atitude que sou eu que estou tendo sem sequer perceber que estou projetando em outra pessoa.

Por exemplo, quando uma pessoa é preguiçosa, mas ainda não lhe está consciente essa sua preguiça, e, por medo de admiti-la, por defesa, ela projeta essa preguiça em outra pessoa, e começa a acusar o outro de preguiçosa.
Quando você acusa, tem raiva, irritação etc.. Por uma ou mais pessoas, devido a um determinado "defeito" que ela supostamente vê no outro, então, é muito provável que esteja projetando.
E é ai que atraímos para nós pessoas semelhantes. Muitos dizem que os opostos se atraem, mas a verdade é que os semelhantes se atraem.
Já falei aqui que o outro é o nosso espelho, e somos espelhos dos outros, onde refletimos nele todos os nossos defeitos e qualidades. Somos reflexos uns dos outros, e, portanto, todo aquele que se achega a nós, vem por ter semelhanças conosco.
Algumas pessoas vêm me dizer que não aguenta mais fulano, que fulano é falso, fulano é egoísta, fulano é isso e aquilo... Então eu digo: na verdade, quem é tudo isso, é você mesma!
Outras me falam: - eu só atraio gente ruim (óh, porque será?) só atraio gente falsa (óh). Sabe por quê? Porque você atrai o seu reflexo. Nós só conseguimos nos ver através de um espelho.
É através do espelho que você vê seu rosto, seu cabelo, seu corpo e etc...
Mas, assim como só conseguimos ver o nosso corpo através de um espelho, só conseguimos ver a nossa alma através do outro, que é o espelho da alma.
Quando você se olha no espelho, consegue perceber que, aquela imagem ali refletida (que é você, mas, está refletido no objeto), está ficando com rugas, cabelos brancos, ou está triste e etc...
Assim, quando você olha para o outro (que é seu espelho) você pode ver o seu reflexo. Porem, como deseja, seu inconsciente verá no outro os seus defeitos projetados, e o culpará (ou o acusará, julgará, terá raiva, ódio e etc..) do próprio defeito seu, por não ter condições de assumi-lo conscientemente. Sacou o que quis dizer?
Então a resposta do porque "só atraio gente ruim", é que na verdade, aquelas pessoas não são ruins, e sim, apareceram na sua vida como espelho para revelar a sua alma, afim de que você pode se ver por dentro. E enquanto você não tiver consciência disso, esse ciclo não irá mudar.
Portanto, pare um pouco de acusar e criticar o outro perto de você, e, olhe para você. O que é que tem dentro de você que necessitas tanto de projetar no outro? Traga para sua consciência, assuma os seus defeitos (ou qualidades), e seja quem você é. Quando mais você colocar em pratica se responsabilizar pelos SEUS defeitos, ou atos, pensamentos, sentimentos ruins e etc., menos você precisará projetar, e menos você ficará irritada com as pessoas.
Dessa forma, tudo a sua volta começará a mudar. Você vai atrair pra você, pessoas semelhantes a você. Então entenda que, essas pessoas que estão a sua volta, estão para revelar quem você é. Quanto menos você assume os SEUS problemas, mais pessoas "ruins" irão aparecer. Quanto mais você assume quem você é, reconhecendo as projeções que faz no outro como seus próprios defeitos, menos "pessoas ruins" estarão a sua volta.
A vida é fantástica. Ela nos une a pessoas que representam exatamente o que somos, para nos ensinar a crescer, a se transformar. O maior exemplo disso são os casamentos. Sabe aquele defeito que você ODEIA no seu cônjuge? Pois é, ele pertence a você!
Os relacionamentos podem melhorar quando reconhecemos que nós temos defeitos, e paramos de projeta-los no nosso parceiro (a).
Eu vivia reclamando, por exemplo, que meu marido é muito quieto. Mas na verdade, ele estava refletindo o meu oposto, pois falo demais. E com essa projeção, aprendi que devo ouvir mais e falar menos.
Então, examinem o que vocês andam projetando, reconheça que as pessoas à sua volta são espelhos para revelar o seu interior afim de que você possa evoluir.
Não existem pessoas más. Existem pessoas com qualidades e defeitos, os quais veem de acordo com a nossa projeção.
Você reconhece quem você é pelo o que você tem projetado.
(eu falo muito você? mas serve para mim também, para todos nós).
Vou deixar alguns de algumas projeções, mas peço que você tente enxergar o que você tem projetado nas pessoas.
Você está possivelmente projetando quando acusa o outro de:
- Egoísta;
- Orgulhoso;
- Falso;
- Insubordinado;
- Pecador;
- Mentiroso;
- Traidor;
- Fofoqueiro;
- Avarento;
- Metido;
- Intrometido.
Lembre-se também, que nem tudo é projeção, claro. Algumas coisas são de fato fraquezas do outro que está bem exposto. Mas não nos cabe julga-lo por isso.
A projeção é na maioria das vezes aquilo que você detesta no outro a tal ponto que te incomoda, te tira à paz, e você só fala desse assunto e etc.. Quando, porém, você vê uma fraqueza no outro, mas isso não interfere em você e não te incomoda, não é uma projeção. O incômodo vem justamente pra te "cutucar" afim de que você perceba que o que tanto te incomoda no outro, faz parte de você.
Isso também serve para as qualidades viu? Quando você vê uma pessoa que é super. Organizada, e você se sente inferior a ela por isso, e exalta essa qualidade dessa pessoa a tal ponto que te incomoda não ser igual a ela, você está projetando, e isso significa que você tem também a mesma capacidade dessa pessoa, só basta reconhecer e colocar em pratica.
A Psicologia de botequim é muito praticada por várias pessoas que infelizmente tiveram na sua grade escolar, alguma teoria da nossa área que é muito vasta. Mas lembre-se que para ser um PSICÓLOGO é necessário fazer cinco anos de Faculdade, quando saímos temos certeza de que o maior critério é ter cautela, que existem duas pessoas distintas, uma profissional no setting terapêutico com seus clientes sob sigilo profissional e a pessoa.  Lembro ainda, que para o atendimento clínico é fundamental estar embasado numa teoria ter uma supervisão. Tem curioso demais para o meu gosto.

Reconhecer suas projeções e crescer com as mesmas faz parte de uma evolução, todos fazem isso.



Postagens mais visitadas deste blog

Narcisismo - Alguns sintomas

Transtorno da conduta e comportamento anti-social

CINEMA ALEMÃO E A PSICANÁLISE