Sexualidade WAS






As definições são baseadas em interpretações de várias palavras e títulos que puderam ser aplicadas à disciplina de Sexologia. Utilizou-se como referência o dicionário conciso em inglês: Oxford. Além das definições para o sexo, sexualidade e saúde sexual definida pelos conselheiros técnicos World Association for Sexology (WAS), em Montreal no ano de 2004.

Sexo

O sexo relaciona-se às características biológicas que definem seres humanos como homem ou mulher. Estas características biológicas não são exclusivas, existem indivíduos que possuem ambos. O termo sexo, usualmente é utilizado para significar “atividade sexual”, mas tecnicamente no contexto de sexualidade e discussões de saúde, a definição inicial é preferida.

Sexualidade

Sexualidade é um aspecto central de ser humano durante a vida. Abrange sexo, identidade e papéis do gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experienciada e expressada em: pensamentos, fantasias, desejos, opiniões, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos. Quando a sexualidade inclui essas dimensões ela pode ser experienciada e expressada. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, cultural, éticos, legais, históricos e religiosos e espirituais.

Saúde Sexual

A saúde sexual é um estado de bem estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade. Não é meramente a ausência da doença, disfunção ou enfermidade. A saúde sexual requer uma positiva e respeitável aproximação da sexualidade e dos relacionamentos sexuais a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras, livre de coerção, discriminação e violência. Para que a saúde sexual seja alcançada e mantida, os direitos sexuais das pessoas devem ser respeitados, protegidos e cumpridos.

A saúde sexual pode ser influenciada por aspectos relacionados ao comportamento sexual, atitudes e fatores de sociedade (risco biológico e predisposição genética). Além de saúde mental, doenças agudas e crônicas, violência, infertilidade, gravidez não intencional e aborto.


« Drogas e a Respostas Sexual Humana (Artigo Anterior)
(Próximo Artigo) Maria Garrafada - Literatura de Cordel »

http://www.kamasutra.blog.br/2007/08/15/definicao-de-sexo-e-sexualidade-was/

Postagens mais visitadas deste blog

Narcisismo - Alguns sintomas

Transtorno da conduta e comportamento anti-social

CINEMA ALEMÃO E A PSICANÁLISE