DEMAGOGIA





Algumas pessoas, isso não é demagogia, se eu disser todas as pessoas seria demagogia, porque as pessoas não são aquilo que eu fantasio a respeito das mesmas mesmo que eu não as tolere.
Cada um é como é e ponto final.
E percebo o quanto é interessante, por exemplo, a profissão de Pedagogo que respeito muito, enfim entrei nessa lá pelo final dos anos 70.
Quero aqui salientar uma experiência pessoal, até aqui tudo bem? Espero! Naquele momento eu tinha em maior quantidade de aulas a matéria psicologia, eu era fascinada pela matéria e pela professora, logo comecei a me achar Psicóloga, porque é demandante para o pedagogo e psicopedagogo lidar com questões das dificuldades de aprendizagem e para tanto é necessário que a pessoa faça uma pós graduação... Entendido? Espero!
Quando entrei na faculdade de Psicologia, eu me achava à psicóloga, meu professor de psicologia geral às vezes me olhava e definitivamente é uma das situações que me lembro e sinto vergonha.
Quando eu estava no 3° semestre de Psicologia, uma professora afastada por problemas emocionais se auto-intitulava psicóloga, quando conversamos de verdade ela relatou que fez psicologia até o 6° semestre.
Na época eu fazia terapia e me lembro que levei isso em terapia porque eu fiquei incomodada com aquela mulher, que eu tinha certeza a partir daquele momento que era doida...
A resposta dele: “Daqui pra frente você irá se deparar com muitos psicólogos "pedagogos, Advogados, médicos, manicures, cabeleireiras, professoras e etc." Ele estava certo, conheci muita gente assim.
Bem como percebi que esse título não me tornou vidente, vulnerável, tolerante, bem resolvida e tantas outras coisas que são cobradas para um profissional da saúde mental.
Para concluir não me refiro a todos os profissionais das demais áreas citadas, nem a algumas pessoas que não gostam da minha pessoa, porque esse problema não é meu, é apenas delas... No bom e velho ditado de baixo calão estou cagando e andando para essas pessoas...
Então, quero aqui colocar a definição de demagogia para que não haja confusão quando uma determinada pessoa quiser alfinetar outra:


Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".

Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.

No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.

Dizem os manuais que o demagogo, na sua expressão grega primitiva, era apenas o chefe ou condutor do povo, sem qualquer sentido pejorativo, e, como tal, se qualificavam Sólon ou Demóstenes, intimamente ligados à defesa da democracia. Contudo, a expressão sofreu uma evolução semântica, deixando de ser uma arte neutral, principalmente depois da morte de Péricles, em 429 a.C., quando surgiram novos líderes, não ligados às antigas famílias, os quais, a partir do século seguinte, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a atual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Ou, para seguir as palavras de Bertrand de Juvenil: a arte de conduzir habilmente as pessoas ao objetivo desejado, utilizando os seus conceitos de bem, mesmo quando lhes são contrários.

Aliás, já em Platão (Politeia, livro V) o nome serviu para designar aquele que chama boa às coisas que lhe agradam e más às coisas que ele detesta. Do mesmo modo, em Aristóteles (Política, livro V), onde se acentuou que o demagogo utilizava a lisonja e os artifícios oratórios. Já no século XIX, Lincoln chegou mesmo a assinalar que: "Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo; Podem-se enganar todas as pessoas algum tempo; Mas não se podem enganar todas as pessoas o tempo todo!" Neste contexto, Max Weber, utilizando um conceito amplo de demagogo, incluiu em tal categoria o jornalista, referindo que o mesmo substituiu o púlpito. Porque, desde que foi instaurada a democracia, o demagogo é a figura típica do chefe político no Ocidente. Uma demagogia que, depois de se transmitir pela palavra impressa e através dos jornalistas, passou para a rádio e para a televisão. Demagogia esta intimamente ligada à política.
Demagogia, segundo o Dicionário Aurélio é, entre outras coisas, “simulação de modéstia, de pobreza, de humildade, de desprendimento, de tolerância, etc.”

Postagens mais visitadas deste blog

Narcisismo - Alguns sintomas

Transtorno da conduta e comportamento anti-social

CINEMA ALEMÃO E A PSICANÁLISE